30 pensamentos de Bertrand Russel

06:27:00 0 Comments A+ a-


Bertrand Arthur William Russell, foi um dos mais influentes matemáticos, filósofos e lógicos que viveram no século XX. Sendo um popularizador da filosofia, Russell foi respeitado por inúmeras pessoas como uma espécie de profeta da vida racional e da criatividade.

Russell nasceu em 1872, no auge do poderio económico e político do Reino Unido, e morreu em 1970, vítima de uma gripe, quando o império se tinha desmoronado e o seu poder drenado em duas guerras vitoriosas mas debilitantes. Até à sua morte, a sua voz deteve sempre autoridade moral, uma vez que ele foi um crítico influente das armas nucleares e da guerra estadunidense no Vietnã.

Recebeu o Nobel de Literatura de 1950, "em reconhecimento dos seus variados e significativos escritos, nos quais ele lutou por ideais humanitários e pela liberdade do pensamento".

Separamos algumas célebres frases para você conhecer um pouco mais do filósofo, confira.


“O tempo que você gosta de perder não é tempo perdido.”
Bertrand Russell

“Temer o amor é temer a vida, e os que temem a vida já estão meio mortos.”
Bertrand Russell

“Aquilo que os homens de fato querem não é o conhecimento, mas a certeza.”
Bertrand Russell

“O truque da filosofia é começar por algo tão simples que ninguém ache digno de nota e terminar por algo tão complexo que ninguém entenda.”

Bertrand Russell


“O fato de uma opinião ser amplamente compartilhada não é nenhuma evidência de que não seja completamente absurda; de fato, tendo-se em vista a maioria da humanidade, é mais provável que uma opinião difundida seja tola do que sensata.”
Bertrand Russell

“Se a todos fosse dado o poder mágico de ler nos pensamentos dos outros, suponho que o primeiro resultado seria o desaparecimento de toda a amizade.”
Bertrand Russell

“A vida é demasiado curta para nos permitir interessar-nos por todas as coisas, mas é bom que nos interessemos por tantas quantas forem necessárias para preencher os nossos dias.”
Bertrand Russell

“A maior parte das pessoas prefere morrer a pensar; na verdade, é isso que fazem.”
Bertrand Russell


Ver essa foto no Instagram

#BertrandRussell

Uma publicação compartilhada por Filósofo Boladão (@filosofoboladao) em


“É a ambição de possuir, mais do que qualquer outra coisa, que impede os homens de viverem de uma maneira livre e nobre.”
Bertrand Russell

“Quanto mais o homem procura apenas que o admirem, mais longe está de conseguir o seu objetivo.”
Bertrand Russell

“A estupidez coloca-se na primeira fila para ser vista; a inteligência coloca-se na retaguarda para ver.”
Bertrand Russell

“O amor é uma experiência pela qual todo o nosso ser é renovado e refrescado como o são as plantas pela chuva após a seca.”
Bertrand Russell

“A raiz do mal reside no fato de se insistir demasiadamente que no êxito da competição está a principal fonte de felicidade.”
Bertrand Russell


“O coração humano, tal como a civilização moderna o modelou, está mais inclinado para o ódio do que para a fraternidade.”
Bertrand Russell

“Os nossos pais amam-nos porque somos seus filhos, é um fato inalterável. Nos momentos de sucesso, isso pode parecer irrelevante, mas nas ocasiões de fracasso, oferecem um consolo e uma segurança que não se encontram em qualquer outro lugar.”
Bertrand Russell

“Mesmo quando todos os especialistas estão de acordo podem muito bem estar enganados.”
Bertrand Russell

Ver essa foto no Instagram

Bertrand Russell #Filosofia #Existencialismo #repost

Uma publicação compartilhada por Filo. Existen. e Ciência (@filo.existencialismoeciencia) em


“Muitos homens cometem o erro de substituir o conhecimento pela afirmação de que é verdade aquilo que eles desejam.”
Bertrand Russell

“Eu acredito que quando morrer, irei apodrecer e nada do meu ego sobreviverá. Mas me recuso a tremer de terror diante da minha aniquilação. A felicidade não é menos felicidade porque deve chegar a um fim, nem o pensamento e o amor perdem seu valor porque não são eternos.”
Bertrand Russell

“Uma vida boa é aquela inspirada pelo amor e guiada pelo conhecimento.”
Bertrand Russell


“Opiniões defendidas apaixonadamente são aquelas para as quais não há boas justificativas.”
Bertrand Russell

“O animal humano, como os outros animais, está adaptado para uma certa luta pela vida e quando, graças à sua riqueza, o homo sapiens pode satisfazer todos os desejos sem esforço, a simples ausência do esforço na sua vida afasta dele um elemento essencial de felicidade. O homem que adquire facilmente as coisas pelas quais sente apenas um desejo moderado, conclui que a realização do desejo não dá felicidade. Se tem disposição para a filosofia, conclui que a vida humana é essencialmente desprezível, pois o homem que tem tudo o que precisa ainda assim é infeliz. Esquece-se de que privar-se de algumas coisas que precisa é parte indispensável da felicidade.”
Bertrand Russell

“Não tenhas medo de possuir opiniões excêntricas, pois todas as opiniões hoje aceitas foram um dia consideradas excêntricas.”

Bertrand Russell

Ver essa foto no Instagram

Site: UniversoDaFilosofia.com ✔️⠀ Canal: Youtube.com/UniversoDaFilosofia ✔️

Uma publicação compartilhada por Universo da Filosofia (@universodafilosofia) em


“O medo é a principal fonte de superstição e uma das principais fontes de crueldade. Saber vencer o medo é o princípio da sabedoria.”
Bertrand Russell

“Jamais morreria pelas minhas crenças, porque elas podem estar erradas”.
Bertrand Russell