5 livros para começar a ler sobre filosofia

07:21:00 0 Comments A+ a-


Você já sabe que gosta de filosofia, só não sabe por onde começar. Não tem problema: a gente te indica livros que são perfeitos para quem está ainda tateando esse assunto tão fascinante.


1. Quando Nietzsche Chorou, de Irvin D. Yalom


Desespero, medos, conflitos interiores e traumas do passado são os sentimentos discutidos nesse livro que simula conversas entre o famoso filósofo alemão e grande psicanalista austríaco. Nietzsche vai parar no divã e nós, leitores, podemos nos deliciar com essa mistura de ficção e realidade que traz muito conhecimento filosófico.

2. O Livro da Filosofia, vários autores

Mais mastigadinho, impossível. Um livro editado de forma colorida, ilustrada, simples e funcional. Faz uma linha do tempo das principais linhagens filosóficas, autores, ideias e citações. É um desses livros que fica bem na estante, e não só: uma guia prático de consulta sobre filosofia para aqueles instantes de curiosidade.


3. O Mundo De Sofia, De Jostein Gaarder



Um livro que todo mundo deveria ter na estante, pois conta a trajetória dos principais filósofos da humanidade de forma apaixonante.

A protagonista é uma adolescente que recebe cartas com perguntas filosóficas intrigante e, conforme busca as respostas, vai nos ensinando muito em contato com o seu misterioso correspondente.


4. A Utopia, de Thomas More

Ideias platônicas rondam esse clássico da filosofia onde entramos na viagem de Rafael Hitlodeu por uma ilha que poderia ser uma nação contemporânea. Por ter muitos diálogos, mesclar fantasia e realidade e criar uma narrativa interessante, é um livro de séculos que pode ser lido com facilidade hoje em dia. É virar as páginas e mergulhar em um mundo de interpretações.

5. Aprendendo a Viver, de Sêneca

Um homem que viveu há dois mil anos mas que dá dicas através de epístolas (cartas) que poderiam ter sido escritas hoje. Neste livro o filósofo romano fala sobre conduta moral e formas de buscar felicidade através do conhecimento. Curto, simples, prático e maravilhoso.


Veja também:
20 livros de Arthur Schopenhauer para download gratuito