Saramago | Frases

19:29:00 0 Comments A+ a-


José de Sousa Saramago foi um escritor português. Foi galardoado com o Nobel de Literatura de 1998. Também ganhou, em 1995, o Prémio Camões, o mais importante prémio literário da língua portuguesa. Saramago foi considerado o responsável pelo efetivo reconhecimento internacional da prosa em língua portuguesa.


"O homem mais sábio que conheci em toda a minha vida não sabia ler nem escrever"
, disse ao receber o Prêmio Nobel, em 1998, citando o avô, analfabeto.


Em entrevista ao jornal "O Globo", em 2009, na época do lançamento de seu último livro, "Caim":

"No fundo, o problema não é um Deus que não existe, mas a religião que o proclama. Denuncio as religiões, todas as religiões, por nocivas à Humanidade. São palavras duras, mas há que dizê-las.""Para mim, a Bíblia é um livro. Importante, sem dúvida, mas um livro."

"Penso que não merecemos a vida, penso que as religiões foram e continuam a ser instrumentos de domínio e morte."


Uma publicação compartilhada por Horizonte Ampliado (@horizonteampliado) em


Em entrevista ao "Globo" em julho de 2009:"Nada há que seja verdadeiramente livre nem suficientemente democrático. Não tenhamos ilusões, a internet não veio para salvar o mundo."

"Creio que me fizeram todas as perguntas possíveis. Eu próprio, se fosse jornalista, não saberia o que perguntar-me."



Em entrevista a Edney Silvestre em 2007:

"Se eu pudesse repetir minha infância, a repetiria exatamente como foi, com a pobreza, com o frio, pouca comida, com as moscas e os porcos, tudo aquilo.""A globalização é um totalitarismo. Totalitarismo que não precisa nem de camisas verdes, nem castanhas, nem suásticas. São os ricos que governam e os pobres vivem como podem."

"Sim, tenho o Prêmio Nobel. E quê? Não que eu achava pouco ter o Prêmio Nobel, não, não. É que no fundo, no fundo, tudo é pouco, tudo é insignificante.""As pessoas transformam-se em máquinas de ganhar dinheiro. Ou de tentar ganhar dinheiro."


"Não sou pessimista. O mundo é que é péssimo."

#Saramago #horizonteampliado #frases

Uma publicação compartilhada por Horizonte Ampliado (@horizonteampliado) em