Oliviero Toscani | Roda Viva

09:23:00 0 Comments A+ a-


Entrevista Oliviero Toscani from Bruno Lage on Vimeo.

Trecho do programa Roda Viva, que foi ao ar no ano de 1995,

Fotógrafo italiano, Olivieiro Toscani é responsável pelas polêmicas campanhas de publicidade da Benetton. Nascido em Milão, estudou fotografia e design. Mexeu com tabus religiosos, preconceitos raciais e provocou as cores unidas do moralismo em todo o mundo. Sua vontade política e cultural de transformar a comunicação moderna é explícita. Em 1992, Toscani foi para a Somália, poucos meses antes da chegada das forças da ONU. Ficou em um campo de refugiados onde morriam em média 800 pessoas por dia, fotografou para a revista "Época" e para a Agência de Imprensa Neri e destinou o dinheiro provindo de suas fotos, amplamente publicadas no mundo inteiro, aos "Médecins Sans Frontières" (Médicos sem Fronteiras).

Ao ser perguntado sobre qual é o seu trabalho, Oliviero responde:

"Meu trabalho é o de fazer imagens, porque vivemos em uma sociedade que precisa de imagens. Faço imagens que colocam em discussão o velho sistema, como fizeram os pintores. A mostra de Picasso, em 1925, foi recusada no Grand Palais, de Paris, porque não foi aceita, Duchamps provocou a arte ao pôr um piso acima de uma cadeira. Não se pode dizer a Duchamps: "qual é o seu trabalho? Colocar um piso alto sobre uma cadeira ou ser um artista?". O meu trabalho é pôr em discussão o meu trabalho, coisa que os publicitários nunca fazem. Estão seguros da sua verdade." 

O famoso fotógrafo das campanhas publicitárias da Benetton, Oliviero Toscani, foi sabatinado nesta entrevista do programa Roda Viva por publicitários renomados como o presidente da DPZ, o diretor da Folha de São Paulo, jornalistas da Exame, entre outros.