Leandro Karnal | Provocações sobre ética

11:38:00 0 Comments A+ a-



Provocações sobre ética, com Leandro Karnal.

Sempre que tratamos de serviço público um termo aparece de forma recorrente: ética. E não é por menos. No serviço público, como o nome determina, servimos ao público. Deve-se produzir valor social, melhoria da convivência dos cidadãos na coletividade. logo, a proximidade da discussão ética com a gestão pública.

Contudo, discutir ética nos dias atuais não é tarefa simples. Zygmunt Bauman em seu livro “a ética é possível num mundo de consumidores?” lembra que Freud destacou que a conclamação para amar o outro como a ti mesmo é o preceito fundamental da vida civilizada. Questiona então se “a civilização seria baseada em uma contradição insolúvel, já que promove a busca pela realização dos interesses individuais, particulares. Você s/a. o empreendedor. Este é o mantra atual.

Discutir a ética neste cenário se mostra, portanto, essencial para a gestão pública para contrapor a discussão entre o interesse social e coletivo e interesses particulares, que muitas vezes desviam as atividades públicas de sua finalidade.

Neste sentido, espera-se traçar um panorama da construção da noção de ética na história até os dias atuais - Como a noção de ética navega na lógica contemporânea de mundo líquido?


Leandro Karnal é um historiador brasileiro, atualmente professor da UNICAMP na área de História da América.