Documentários que vão expandir sua consciência

11:49:00 0 Comments A+ a-

Separamos alguns documentários disponíveis no Youtube que vão expandir sua consciência sobre os mais variados temas. Confira a lista e transforme sua visão de mundo!


Baraka | Ron Fricke



Baraka é um filme estadunidense de 1992, um documentário experimental dirigido por Ron Fricke, cinematografista de Koyaanisqatsi. Baraka inclui filmagens de várias paisagens, igrejas, ruínas, cerimônias religiosas e cidades, misturando com vida, numa busca para que cada quadro consiga capturar a grande pulsação da humanidade nas atividades diárias.

O documentário foi filmado em 70 mm colorido em 23 países: Argentina, Brasil, Camboja, China, Equador, Egito, França, Hong Kong, Índia, Indonésia, Irã, Israel, Itália, Japão, Quênia, Kuweit, Nepal, Polônia, Arábia Saudita, Tanzânia, Tailândia, Turquia e EUA. Ele não contem diálogos ou cenas coesas, mas apenas imagens e som ambiente, conversas ou cantos, que podem ser considerados o narrador latente de uma intenção universal espiritual.

Gordo, doente e quase morto | Joe Cross, Kurt Engfehr



Esse documentário vai te fazer repensar a sua relação com os alimentos e com a sua saúde. Ele mostra a jornada de Joe Cross, um obeso, dependente de corticóides, que decide mudar radicalmente sua alimentação durante 60 dias. Baseada somente em sucos verdes, a dieta, além de altamente nutritiva, faz com que se perca peso rapidamente ao mesmo tempo que problemas como pressão alta, colesterol, diabetes e outras doenças relacionadas ao estilo de vida “fast-food” desapareçam sem ajuda de medicamentos.

 Thrive | Steve Gagné, Kimberly Carter Gamble



Thrive (Prosperar) é um documentário de 2011 que esclarece o que realmente está acontecendo no mundo. Revelando o aumento continuo da centralização e consolidação do poder global em quase todos os aspectos de nossas vidas.

Juntando avanços científicos, consciência coletiva e ativismo, Thrive mostra soluções reais, fornecendo estratégias inovadoras, embora não sejam tão novas, para reivindicar nossas vidas. Separando o modelo da nossa sociedade em 12 setores que cobrem praticamente todas atividades humanas que estão inevitavelmente conectadas, o filme identifica os problemas chave de cada setor e mostra que existem soluções plausíveis que só tem a nos beneficiar.

Ilha das Flores | Jorge Furtado



Este antigo curta/documentário mostra de forma satírica a cruel realidade da sociedade brasileira dos anos 80: a falta de consciência e a miséria que leva à degradação do ser humano. Ganhador do Urso de Prata em Berlin e outros importantes festivais ao redor do mundo, em 1995, Ilha das Flores foi eleito pela crítica européia como um dos 100 mais importantes curtas-metragens do século.


Lixo Extraordinário | João Jardim



Do mesmo diretor de Janela da Alma (que já falamos aqui), Lixo Extraordinário é um documentário anglo-brasileiro lançado em 2010. O documentário relata o trabalho do artista plástico brasileiro Vik Muniz com catadores de material reciclável em um dos maiores aterros controlados do mundo, localizado no Jardim Gramacho, bairro periférico de Duque de Caxias. O aterro também foi o cenário de um outro documentário brasileiro, também premiado: Estamira (2004), de Marcos Prado.

Lixo Extraordinário mostra a produção de obras de arte com material coletado no aterro do Jardim Gramacho. Ao longo da produção dessas obras, entre 2007 e 2009, transformações se produzem na vida e nas visões de mundo dos sete catadores participantes do projeto.